Hoje vou contar a história de Luiz Barsi. O paulistano conhecido como o rei da bolsa brasileira!
Se você ver um homem de cabelos brancos, penteando-se, de camisa de manga curta e óculos e usando sua passagem especial grátis para idosos no metrô de São Paulo pode não saber que ele é um dos maiores investidores do país. Luiz Barsi Filho, 83 anos, prefere o quase anonimato.
Barsi mora no bairro paulista do Brás desde criança e seus hábitos são simples. Filho de imigrantes, não tem pai desde um ano de idade, por isso começou a trabalhar muito cedo, ainda menino foi engraxate e depois se formou técnico em contabilidade.
O treinamento abriria as portas para o mercado financeiro e para a criação de seu próprio método de investimentos, onde prioriza, principalmente, ações de empresas que garantem bons dividendos.
Com isso, só em 2021, obteve em dividendos algo aproximado a 300 milhões, o que equivale a um “salário” mensal de 25 milhões de reais.
Muito antes dos 30 anos, Luiz começou a fazer o que quase nenhum jovem faz hoje: se preocupar com a aposentadoria. Esse raciocínio o levou a comprar sua primeira ação.
Como auditor, ele teve muito contato com os balanços patrimoniais das empresas. Assim, compilou um relatório de pesquisa das "ações que garantem o futuro".
Concluiu que determinados setores da economia têm maior probabilidade de persistência, como alimentos, saúde, energia, mineração e finanças.
Após selecionar as áreas mais promissoras dentro do mercado, Barsi passou a listar todas as empresas que compõem essas áreas e começou a "minerar" as melhores companhias dentro desses setores. Separava as empresas com maior probabilidade de sucesso no longo prazo das que não eram tão promissoras.
Mas saber quais empresas comprar era somente o primeiro passo. Barsi passou a economizar tudo para comprar ações dessas empresas no início dos anos 1970 e o resto é história.
Como um dos mais antigos investidores da Bolsa, com mais de 50 anos de história de investimentos, sua trajetória é pouco diferente da própria instituição, provando que o tempo é o principal aliado do investidor.
Hoje, com um patrimônio estimado em 4 bilhões, Barsi é tido como o maior investidor pessoa física da bolsa brasileira. Tudo isso, segundo ele, graças à sua estratégia de religiosamente comprar ações todos os meses.
Sem dúvidas, um exemplo a ser seguido. Bons investimentos e conte comigo.