No texto de hoje separei 10 conselhos que podem lhe ajudar a ter uma vida financeira melhor. É um conjunto de coisas que aprendi durante os anos e gostaria que você também internalizasse em sua vida.
01 - Assuma o controle de suas finanças. Procrastinar é prejudicial à sua saúde financeira a longo prazo. Não espere por uma crise ou um grande evento da vida para agir.
02 - Não compre itens de consumo (carros, roupas e assim por diante) que perdem valor com o tempo a crédito. Use dívidas apenas para fazer investimentos em coisas que agregam valor, como imóveis, negócios ou educação.
03 - Se você tem uma tendência a acumular dívidas no cartão de crédito, livre-se de seus cartões e use apenas dinheiro, cheques e cartões de débito. Se você tem controle sobre o uso, utilize ele como uma ferramenta para retornar dinheiro pro seu bolso (milhas, pontos, etc.).
04 - Viva dentro de suas possibilidades e não tente acompanhar seus colegas de trabalho, vizinhos e colegas. Muitos que se dedicam somente ao consumo estão tomando dinheiro emprestado do próprio futuro. E muitos desses acabam falidos.
05 - Economize e invista pelo menos 5 a 10 por cento de sua renda. De preferência, invista por meio de uma corretora para a sua aposentadoria e garantir sua independência financeira futura.
06 - Pesquise antes de comprar e estude as possibilidades. Nunca compre um produto ou serviço com base em um anúncio ou por causa da fala de um vendedor.
07 - Evite produtos financeiros com altas comissões e taxas. As empresas que vendem seus produtos por meio de técnicas agressivas de vendas geralmente têm os piores produtos financeiros e as comissões mais altas.
08 - Não compre nenhum produto financeiro que você não entenda. Faça perguntas e compare o que está sendo oferecido a você com as melhores opções recomendadas para o seu perfil.
09 - Invista a maior parte do seu dinheiro de longo prazo em ativos que tenham potencial de valorização, como ações, imóveis e seu próprio negócio.
10 - Evite tomar decisões financeiras baseadas em emoções. Por exemplo, os investidores que entram em pânico e vendem suas ações após uma grande correção do mercado perdem uma oportunidade de compra. Seja especialmente ainda mais cuidadoso ao tomar decisões financeiras importantes após uma grande mudança de vida, como um divórcio, perda de emprego ou morte em sua família.
Esses são bons ensinamentos que custaram muito dinheiro e tempo em minha vida, espero que você os aproveite e coloque em prática também.
Bons investimentos e conte comigo.