17 de Fevereiro, 2025 15h02mAgronegócio por Jardel Schemmer- Repórter Rádio Cidade 104.9

Coonecta Agro Cotribá 2025 reúne tecnologia, inovação e estratégias para enfrentar desafios climáticos

Com grande participação de público e expositores, o Coonecta Agro Cotribá 2025 superou expectativas

O evento contou com a presença de produtores rurais, especialistas, lideranças cooperativistas e representantes do setor financeiro e comercial, reafirmando a importância do cooperativismo e da inovação no agronegócio. A programação contou com a presença do Secretário de Agricultura Clair Kuhn, que palestrou na quinta-feira sobre o programa estadual de irrigação, que já tem 670 projetos.

Realizado entre 11 e 13 de fevereiro na Esquina São Carlos, entre Ibirubá e Cruz Alta, às margens da RS-223, o evento trouxe inovações tecnológicas, estratégias de manejo e debates sobre os desafios climáticos e financeiros que impactam os produtores rurais. Além das demonstrações a campo, o encontro também serviu como espaço para discutir políticas públicas voltadas ao setor agrícola.
O presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug, abriu o evento ressaltando a relevância do Coonecta Agro como uma ferramenta fundamental para que os produtores conheçam as mais avançadas tecnologias disponíveis no setor agrícola. Ele destacou que, diante dos desafios impostos pelo clima, é fundamental que os agricultores tenham acesso a informação, manejo eficiente e variedades mais resistentes.

“Não temos controle sobre o clima, mas podemos investir em tecnologia, informação e variedades mais resistentes, que ajudam a minimizar os impactos da seca e garantir maior produtividade”, destacou Krug.

Publicidade

Além disso, Krug reforçou que as cooperativas e entidades do setor estão mobilizadas para buscar junto ao governo medidas de apoio ao produtor, ressaltando que a prioridade não é o perdão das dívidas, mas sim a ampliação dos prazos para pagamento, garantindo a continuidade da produção agrícola.
“Estamos no quarto ano seguido de dificuldades no campo, seja por seca ou excesso de chuvas. O que pedimos ao governo não é benefício, nem perdão de dívida, mas sim prazos justos para que o produtor possa honrar seus compromissos e continuar plantando”, explicou.
O vice-presidente da Cotribá, Ênio Cézar de Moura do Nascimento, destacou a importância da cooperativa na sustentação financeira dos produtores e garantiu que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor agrícola, a Cotribá segue forte e atuante. Além disso, ele comemorou o crescimento da representatividade do evento, explicando que neste ano, os produtores que participaram do Coonecta Agro Cotribá representam um número maior de hectares plantados do que na edição anterior.
“Nós superamos não o número de pessoas presentes, mas sim o número de hectares plantados dos produtores que estiveram aqui. Esse é um bom sinal, porque significa que estamos atingindo o público certo: aqueles que realmente trabalham no campo, tomam decisões estratégicas e aplicam as tecnologias apresentadas no evento. Nossa expectativa é de que até o final do evento tenhamos um crescimento de 40% na quantidade de hectares representados em relação ao ano passado”, afirmou Ênio.
O Gerente Comercial de Insumos da Cotribá e um dos coordenadores do Coonecta Agro, Jonas Antonello, destacou que o evento é planejado para ser um ambiente técnico e estratégico, onde os produtores podem conhecer na prática as soluções mais inovadoras do mercado. Ele ressaltou que o principal objetivo do Coonecta é fornecer aos produtores informações e ferramentas que realmente possam impactar positivamente a produtividade e a rentabilidade das lavouras.
"O Coonecta Agro Cotribá não é apenas um evento de exposição, mas sim um grande laboratório a céu aberto, onde os produtores têm contato direto com as tecnologias mais inovadoras do mercado. Aqui, tudo é feito com seriedade e transparência. O campo que apresentamos não é maquiado, ele retrata a realidade da nossa região, sem interferências artificiais, e isso permite que os agricultores vejam os reais impactos das tecnologias em diferentes cenários”, explicou Jonas.
No meio das discussões sobre inovação e tecnologia, o evento também foi um espaço para esclarecer informações falsas que circularam recentemente sobre a Cotribá. O conselheiro Carlos Diehl abordou diretamente o tema, desmentindo boatos sobre a saúde financeira da cooperativa.
“Eu acompanho a Cotribá há muitos anos e esses boatos de que a Cotribá está em dificuldades financeiras não passam de fake news. A cooperativa tem ativos bem estruturados, é sólida e segue honrando seus compromissos com os produtores. Infelizmente, sempre que o setor enfrenta um momento de instabilidade, surgem essas informações falsas que geram insegurança. Mas a verdade é que todos os associados estão recebendo seus pagamentos, todos os investimentos seguem dentro do planejamento e a cooperativa continua forte”, afirmou Diehl.

Ele reforçou que a Cotribá segue sendo um pilar essencial para o agronegócio regional e que os produtores podem confiar na seriedade e transparência da gestão.
“Quem conhece a história da Cotribá sabe que há mais de 20 anos falam que a cooperativa está quebrando e, no entanto, aqui estamos nós, crescendo e expandindo. Esse tipo de fake news prejudica os produtores que dependem da Cotribá para vender sua produção e acessar insumos de qualidade. Então, o que eu digo para todos é: tenham confiança, a Cotribá segue firme e comprometida com o futuro do agro”, concluiu Diehl.
A produtora rural e influenciadora do agro, Mara Lauxen, destacou a importância da busca por conhecimento e inovação no campo. Ela enfatizou que eventos como o Coonecta Agro Cotribá proporcionam acesso a tecnologias de ponta, novas variedades de sementes e estratégias de manejo que fazem a diferença na produtividade.
“Aqui no Coonecta Agro Cotribá, temos acesso a informações valiosas sobre novas variedades de sementes, biossolúveis e biotecnologia. Esses eventos são essenciais para que possamos aprimorar nossas lavouras e enfrentar os desafios do clima. Quando você participa de um evento como esse, você absorve o que faz sentido para a sua propriedade e leva para o campo soluções reais”, destacou Mara.
Com grande participação de público e expositores, o Coonecta Agro Cotribá 2025 superou expectativas e consolidou-se ainda mais como um dos principais eventos de inovação e tecnologia no agronegócio gaúcho. A Cotribá já anunciou que a próxima edição do evento está sendo planejada para 2026, trazendo ainda mais novidades e oportunidades para os produtores.

Publicidade

Notícias relacionadas

Cotribá expande atuação para Santa Catarina e realiza encontro com produtores em Concórdia

A Cotribá segue fortalecendo sua presença em novas regiões do estado de Santa Catarina

21 de Fevereiro, 2025

Sicoob Creditaipu realiza pré-assembleia em Ibirubá e apresenta números e projeções para 2025

Mais de 300 pessoas participaram, na noite desta terça-feira (11), da pré-assembleia do Sicoob Creditaipu em Ibirubá.

17 de Fevereiro, 2025

Janeiro de 2025 entra para a lista dos mais secos em décadas e preocupa produtores rurais

Com chuvas abaixo da média histórica, lavouras de soja enfrentam dificuldades e municípios decretam emergência no RS

07 de Fevereiro, 2025