Deise Aline Bellini, agente de viagens, guia de turismo e proprietária da Giru's Pelo Mundo, compartilha sua experiência enriquecedora na Turquia, um país fascinante localizado entre a Europa e a Ásia.
A Turquia, formada após o fim da Primeira Guerra Mundial, é um país emergente com uma grande população e um vasto parque industrial. Membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e com aspirações para ingressar na União Europeia (UE), a Turquia enfrenta desafios históricos com seus vizinhos e possui um robusto aparato militar. A cultura turca é profundamente influenciada pelo islamismo, refletindo-se na sua própria denominação: "Turquia", que significa “terra dos turcos”.
A nação, que faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Irã, Iraque e Síria, é banhada pelos mares Mármara, Negro, Egeu e Mediterrâneo.
Após sua viagem, Deise está preparando uma novidade para os viajantes: "Estamos em negociação para lançar o pacote 'Turquia Espetacular', com saída programada para maio de 2025 a partir de Ibirubá, com meu acompanhamento durante todo o roteiro. Em breve, faremos o lançamento e divulgação nas nossas redes sociais e grupos de WhatsApp", revelou.
Para quem planeja uma visita, Deise recomenda considerar a melhor época para viajar, que depende das preferências pessoais. A Turquia é um destino bem estruturado durante todo o ano, mas os meses mais populares são abril, maio, setembro, outubro e novembro, quando o país recebe mais turistas, o que pode resultar em preços mais altos e locais mais movimentados.
Em relação à moeda, a lira turca (TRY) é a moeda oficial. Deise sugere levar dólares ou euros do Brasil e trocá-los por lira na Turquia.
Durante a visita a Istambul, é imperdível experimentar o banho turco, uma versão mais úmida da sauna dividida em Átrio, Frio, Moderado e Quente. O banho é tradicionalmente feito em mármore, que conserva bem o calor. Os visitantes podem optar por um banho sozinho ou experimentar o famoso banho e massagem completos.
Para visitar a Mesquita Azul, é necessário seguir algumas regras: mulheres devem cobrir os cabelos com lenços (disponíveis na entrada, mas é recomendável trazer o seu próprio), cobrir partes do corpo como pernas e decote, e retirar os sapatos antes de entrar, guardando-os em sacolas fornecidas na entrada.
Na semana que vem você confere a parte dois dessa super reportagem, que te leva através da leitura para a Turquia, aguardem.