Reforçando o propósito de construir uma sociedade mais próspera, a Sicredi Rota das Terras RS/MG abre inscrições para o Fundo Social 2024, apoiando projetos sociais nos municípios da sua área de atuação e fazendo a diferença na vida das pessoas e das comunidades.
O Fundo Social é uma iniciativa que destina 2% do resultado da Cooperativa para projetos de interesse coletivo, voltados à saúde, educação, cultura, esporte, meio ambiente, inclusão social e segurança. Neste ano, o período de inscrições é de 17 junho a 17 julho de 2024, através do site
sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial. Em 2023, a instituição financeira cooperativa destinou R$ 954.090,45 para as entidades contempladas.
Para cadastramento de projetos, devem ser fornecidas as seguintes informações: dados do projeto; dados do orçamento; dados da entidade; e anexar os documentos obrigatórios, que este ano incluem o Certificado do Curso Fundo Social. O curso foi desenvolvido com a finalidade de fornecer orientações e dar suporte às entidades na construção de projetos sociais, sendo on line e gratuito, e está disponível no portal de cursos do site Sicredi na Comunidade, pelo link
https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/cursos.
Podem participar entidades sem fins lucrativos que estejam enquadradas no Regulamento do Fundo Social e cumpram os seguintes critérios: estar com o CNPJ ativo; ser associada da Sicredi Rota das Terras RS/MG pelo menos desde o exercício anterior à inscrição do projeto; estar adimplente com a Cooperativa e atuar em benefício da comunidade, cujo objeto social coincida com as áreas de interesse do Fundo.
Cada entidade poderá apresentar um projeto por ano, considerando as regras que constam no regulamento, disponível no site do Sicredi na Comunidade, pelo link
https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial. Em caso de dúvidas, está disponível o WhatsApp do Sicredi 51 3358 4770, através da opção Fundo Social, para esclarecimentos.
Conforme o presidente da Cooperativa, Sérgio Luiz Tonello, “fazer a diferença nas comunidades em que estamos presentes, aliando desenvolvimento econômico e transformação social, é um dos principais diferenciais do cooperativismo, e o Fundo Social tem como objetivo principal contribuir com esse desenvolvimento através de projetos que façam a diferença na vida de muitas pessoas. Cooperando para transformar realidades”, ressalta o presidente.
Segundo o coordenador de desenvolvimento do cooperativismo, Deloir Antonio dos Santos, estamos aparados pelo princípio do interesse pela comunidade, “como Instituição Financeira Cooperativa, conseguimos, através de um olhar estratégico para as entidades de nossas comunidades, apoiar financeiramente os projetos sociais, e esse impacto certamente reverbera para toda a sociedade”, destaca.
Após a inscrição, os projetos serão analisados e, os que preencherem os requisitos estabelecidos no regulamento, seguirão para avaliação dos Comitês das Agências, e os que não estiverem de acordo, serão automaticamente desclassificados. Após o recebimento e análise das iniciativas habilitadas, a instituição financeira cooperativa fará a comunicação e pagamento às entidades beneficiadas.
Informações e foto: Ascom Sicredi