Mais um caso de extorsão através de redes sociais foi registrado em Ibirubá nesta terça-feira (26/04). De acordo com as informações da Polícia Civil de Cruz Alta, uma mulher entrou em contato com o comunicante por meio do aplicativo de mensagens Telegram e, após trocarem mensagens, ela encaminhou fotos íntimas e solicitou uma chamada de vídeo. Durante a ligação, a mulher apareceu despida, assustando o comunicante, que desligou a chamada e bloqueou o contato, e em seguida excluiu do dispositivo a rede social.
Posteriormente, um indivíduo, via aplicativo, entrou em contato com o comunicante, informando todos os seus dados pessoais e de seus familiares. Assustado, o comunicante bloqueou o número e excluiu a conversa. No entanto, após o ocorrido, o comunicante recebeu ofensas, ameaças e pedidos de dinheiro através do mesmo aplicativo. Infelizmente, acabou realizando pagamentos via PIX.
O caso está sendo investigado pelas autoridades locais, que alertam a população sobre os perigos das redes sociais e recomendam que as pessoas não compartilhem informações pessoais com desconhecidos e denunciem qualquer tipo de extorsão ou abuso virtual às autoridades competentes.