Nesta semana, uma polêmica envolvendo a Secretária de Saúde de Ibirubá, Dileta Pavão das Chagas e o Hospital da Comunidade Annes Dias, ganhou os holofotes da comunidade. Em uma entrevista a um Portal de Notícias, Dileta relatou sobre uma cirurgia que precisou realizar em Cruz Alta, na ocasião, ela deixou claro o descontentamento com o atendimento do Hospital Annes Dias. Segundo ela, apenas um cirurgião em atividade não condiz com a grandeza do município. A secretaria relembrou também outros episódios, como o dia em que apresentou um cirurgião ao corpo diretor do hospital e a contração não ocorreu, o número de recursos que direcionou através de emendas parlamentares, e também a falta de um perito no hospital.
Após a divulgação da matéria, que aconteceu na quinta-feira (27), pela manhã, o Hospital Annes Dias encaminhou uma nota à imprensa com as seguintes colocações:
Desde logo a Associação Hospitalar repudia o caráter talvez eleitoreiro da manifestação da Secretaria Municipal, manifestação essa que evidentemente não está à altura do cargo por ela ocupado, que exige decoro e se orienta pelo princípio constitucional da impessoalidade.
O Hospital, de fato, por vezes recebe verbas públicas através de emendas de parlamentares de todos os Partidos, o que muito tem contribuído para manter e promover melhorias na instituição. Na ocasião que recebe os recursos agradece formalmente, agradecimentos aqui reiterados. Mas o Hospital sempre se manterá apartidário, o que é sua essência, assim como evidentemente não dá tratamento diferenciado a quem faz indicação de emendas parlamentares.
O Hospital Annes Dias declarou também, que o Corpo Clínico do Hospital possui dois Cirurgiões Gerais, Dr. André José Gusella e a Dr. Patrícia Ferrani Gusella, e que a instituição não possui contrato com o Estado e Município para atendimentos de internações de emergência em cirurgia geral.
A nota finaliza com as seguintes colocações:
Atacar a imagem do Hospital, da sua direção, dos seus funcionários e dos médicos que nele desenvolvem sua atividade profissional em nada contribui para a promoção da saúde no nosso município, o que se alcançaria, especialmente no distorcido fato narrado na entrevista, se a Gestora da Pasta Municipal da Saúde se empenhasse a buscar recursos para viabilizar as escalas de sobreaviso em todas as especialidades, garantindo o acesso da população aos serviços dos especialistas.
O Hospital da Comunidade ANNES DIAS, diante das suas limitações contratuais, o que inibe a oferta de mais serviços, juntamente com o seu corpo técnico de profissionais, não tem medido esforços de prestar os melhores serviços à comunidade Ibirubense, compromisso aqui reforçado, agradecendo, por fim, o apoio que tem recebido de pessoas e Instituições que entendem a importância de ter um hospital na cidade. E estatisticamente, juntamente com o Corpo de Bombeiros, nosso Hospital, pelo esforço da sua equipe e dos médicos, salva uma vida a cada dois dias.