O município de Ibirubá foi palco nesta semana de um dos grandes eventos já realizados pela Cotribá, a 2ª Mostra Tecnológica que aconteceu durante toda a quarta-feira (12), na Afusca e reuniu mais de mil pessoas, número que superou o público do ano passado. O evento contou com a participação de produtores de todas as regiões atendidas pela cooperativa, como São Gabriel, Rosário do Sul, Arroio Grande e Santana do Livramento. Foram 34 expositores de todos segmentos. O presidente Celso Krug destacou a importância de eventos como esse para unir os agricultores - É uma oportunidade para conhecer empresas, variedades a nível de campo, saber como implantar uma cultura, se preparar. E mais importante unir os produtores, é na dificuldade que nos unimos e nos preparamos para achar soluções, ninguém pode parar nunca, temos que avançar, destacou o presidente.
A mostra teve foco na fertilidade do solo e o enfrentamento do fenômeno Lã Niña, que se aproxima do estado e coloca em risco a produtividade das lavoura. Como conviver e produzir em épocas de baixa umidade, foi tratado nos campos de demonstração, que estavam à espera dos visitantes. O jornalista João Batista Olivi comandou os painéis de discussão sobre o que foi demonstrado no campo, segundo o presidente Celso, a escolha por João em comandar os debates se deu pelo seu senso crítico sobre vários assuntos. - Ele tem um conhecimento vasto, para debater, conhece toda a economia, o agronegócio, a política, isso nós precisamos, vamos fechar essa segunda mostra com sucesso, destacou o presidente. Outras figuras públicas também participaram do evento. O diretor Enio Nascimento, destacou que o objetivo foi mostrar aos produtores que existem formas de amenizar os problemas em épocas de estiagem, e que a cooperativa possui técnicos preparados para lidar com essas demandas, para que haja sempre uma boa rentabilidade.
A tecnologia no campo também foi destaque nesta edição, com duas arenas tecnológicas, um robô para avaliar a satisfação dos participantes, e um equipamento protótipo da CCGL, para combater plantas daninhas chamou a atenção de quem visitou os estandes. Conforme o Gerente de Insumos e Sementes da Cotribá, Jonas Antonello aderir às tecnologias é sinônimo de uma rentabilidade e de um avanço na produção, por isso a importância de ser tratado. Ele destacou também o envolvimento de todas as áreas da Cotribá e todos os funcionários - É um trabalho construído a muitas mãos, que envolveu todos e que busca atingir nossos produtores e visitantes. A mostra aconteceu durante todo o dia e movimentou o comércio, restaurantes e hotéis do município.
Da Redação de Jornalismo da Rádio Cidade FM e Jornal O Alto Jacuí de Ibirubá