
A entrevista, que teve alta repercussão nas redes sociais, também emocionou ouvintes e internautas, com dezenas de mensagens de apoio e carinho. É o reconhecimento a uma mulher que, com coragem, firmeza e empatia, se tornou referência para muitas outras mulheres da região.
Na edição especial de encerramento do Mês da Mulher, o programa Momento Estrela Guia, da Rádio Cidade, recebeu a delegada regional Diná Rosa Aroldi para uma conversa sincera e inspiradora. Conduzida por Nilve Maldaner Mendes, a entrevista foi marcada por reflexões sobre a condição feminina, os desafios da carreira policial e a importância do apoio familiar na busca por realização pessoal e profissional.
"Sou grata à minha mãe, que pagou minha inscrição no concurso de delegada quando meu pai, preocupado, hesitou. Ela acreditou no meu sonho", relatou Diná, ao relembrar o início de sua trajetória. Natural de Santa Bárbara do Sul, filha de professores e atualmente com 48 anos, a delegada contou como trilhou seu caminho com persistência, mesmo sem inicialmente imaginar-se na carreira policial. "Queria ser psicóloga, depois professora, mas fui encontrando meu caminho no Direito e me apaixonei pela justiça."
Formada em Direito em 1999, Diná iniciou sua carreira após um concurso desafiador para delegada, que teve mais de 5 mil inscritos para apenas 50 vagas. "Foi um processo longo, de dois anos, com muitas etapas. Passei a Páscoa estudando sozinha em Porto Alegre, sem ver a família, tamanha era a dedicação", lembrou.
Sua primeira nomeação foi em Tapejara, onde atuou por três anos. "Cheguei com 27 anos, 1,60 m e 50 kg, e ouvi de um senhor: 'Quero falar com o delegado, não com mulher'. Tive que pedir para um policial conversar com ele. Era um universo masculino, e eu precisava mostrar competência em dobro.''
Em 2007, Diná assumiu a delegacia de Ibirubá. Desde então, tornou-se uma figura respeitada na região. Em 2020, assumiu a Delegacia da Mulher de Cruz Alta e, logo após, foi convidada para ser delegada regional. "Foi um desafio que aceitei com coragem e vontade de fazer a diferença."
A entrevista também abordou temas como educação, juventude e segurança digital. "Hoje, nosso maior desafio são os golpes virtuais. Temos várias ocorrências por dia, especialmente com idosos. As pessoas precisam desconfiar, não clicar em links e conversar com a família antes de agir."
Ao final, Diná destacou a importância de cada um fazer sua parte para um mundo melhor: "Busquem ser felizes, tratem bem o próximo e lutem pelos seus objetivos. A vida é feita de desafios, mas também de pequenas vitórias que nos constroem todos os dias."
A entrevista, que teve alta repercussão nas redes sociais, também emocionou ouvintes e internautas, com dezenas de mensagens de apoio e carinho. É o reconhecimento a uma mulher que, com coragem, firmeza e empatia, se tornou referência para outras mulheres da região.