Nos dias 17 e 18 de novembro de 2023, os acadêmicos do sexto e oitavo semestre do Curso de Agronomia do IFRS – Campus Ibirubá embarcaram em uma enriquecedora viagem de estudos aos municípios de Bento Gonçalves e Vacaria. A iniciativa, promovida pelos próprios alunos e pelos professores Ben-Hur Costa de Campos e Bruna Dalcin Pimenta das disciplinas de Classificação de Solos e Fruticultura, teve como objetivo integrar os conhecimentos teóricos com a prática.
Durante a viagem, os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto as técnicas de produção e beneficiamento de uvas na Vinícola Miolo, visitar os pomares de maçã vinculados à empresa Frutini e conhecer as instalações da Embrapa Uva e Vinho. Além disso, o grupo teve acesso às instalações da empresa Biosul Fertilizantes, onde foram apresentados à linha de produtos, processos de fabricação e todas as etapas envolvidas.
A programação da viagem incluía também um roteiro para visualização dos diferentes tipos de solo na região. No entanto, a execução dessa parte da atividade foi limitada devido às fortes chuvas.
Para arrecadar os custos de transporte e hospedagem, os estudantes organizaram uma Comissão que, junto com os professores, mobilizou ações para custear a viagem. Entre as iniciativas, destacam-se uma rifa que contou com a doação de mais de 60 prêmios por empresas e membros da comunidade, além de um campeonato de voleibol de integração, realizado em parceria com os alunos do Ensino Médio.
A Comissão de Viagem, juntamente com os professores e demais alunos, expressa profundo agradecimento a todos que, de alguma forma, contribuíram para a realização dessa atividade. A colaboração na doação de brindes, na compra de números da rifa ou na participação do torneio de voleibol demonstra o engajamento da comunidade local no apoio à educação e ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes do IFRS – Campus Ibirubá.
Essa viagem não apenas proporcionou uma experiência prática e enriquecedora aos acadêmicos de Agronomia, mas também fortaleceu os laços entre a instituição de ensino e a comunidade local, evidenciando a importância da colaboração mútua para o sucesso de iniciativas educacionais e culturais.