No último sábado, 29 de julho, a Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo comemorou seus 60 anos de história com uma exibição marcante durante o Desfile do Colono e Motorista em Ibirubá. Organizada por Marcelo Scapini, do departamento de marketing, a exibição destacou a evolução das máquinas agrícolas ao longo das décadas.
A apresentação começou com o primeiro caminhão da empresa, um Chevrolet 6400 de 1950, que transportou a imagem de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, durante o desfile. "Nossa ideia é mostrar para a comunidade o crescimento da mecanização agrícola, com tratores, caminhões e implementos", explicou Scapini. Entre os destaques estava a primeira plantadeira de tração mecânica de 1973, acoplada a um trator Massey Ferguson 50x, que contrasta com a moderna plantadeira MACANUDA 3,20 lançada recentemente. A MACANUDA é uma máquina autotransportável com 320 metros de largura que sintetiza o avanço tecnológico da empresa, oferecendo funcionalidades como o transporte sem desmontagem e a inclusão de um sistema de fertilização. Avaliada entre 1,5 e 2 milhões de reais, a plantadeira destaca a evolução em capacidade e eficiência, e mostra a valorização da tecnologia produzida em Ibirubá e é exportada para mais de 40 países do mundo.
A exibição também incluiu outras relíquias históricas, como uma plantadeira de quatro linhas de metal da década de 70, preservada em sua condição original, e um classificador de grãos de 1976. "Essa plantadeira de quatro linhas totalmente de madeira, produzida na década de 60, mostra o contraste com as nossas máquinas atuais", disse Marcelo.
Outros marcos históricos da Vence Tudo foram apresentados, como uma capinadeira da década de 70, utilizada para a limpeza das lavouras, e o primeiro classificador de grãos da empresa, autotransportável e restaurado, mostrando a importância da limpeza e separação de grãos para a produção agrícola naquela época.
Uma novidade foi a carreta Granos, que apresentou a nova identidade visual da Vence Tudo. A série especial "Diamante", comemorativa dos 60 anos da empresa, foi exibida pela primeira vez no desfile. "Essa nova identidade visual será apresentada oficialmente na Expointer, e estamos muito animados para compartilhar isso com a comunidade", pontuou Ildemar Budke, diretor comercial da empresa. Marcelo Scapini reforçou a importância de integrar a celebração dos 60 anos ao desfile do Colono e Motorista. "Pensamos em fazer em outro dia, mas decidimos fortalecer a carreata dos motoristas e mostrar à comunidade o crescimento da mecanização agrícola", explicou.
"Queremos mostrar que a Vence Tudo faz parte da comunidade e que essa história foi construída a muitas mãos", concluiu Marcelo. No canal do Youtube do OAJ você encontra um vídeo de apresentação das máquinas feito pelo repórter Andrei Grave.