05 de Setembro, 2025 09h09mESCOTEIROS por REDAÇÃO INTEGRADA

Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato celebra 30 anos com jantar festivo

Um dos momentos mais especiais foi exibição de um vídeo exclusivo, que retratou a trajetória das três décadas do grupo

A celebração dos 30 anos do Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato não apenas marcou a memória de todos os presentes, mas também reafirmou o compromisso de continuar construindo histórias de amizade aprendizado e serviço à comunidade.

Na noite do último sábado, 30 de agosto, o Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato realizou um grande Jantar Festivo em comemoração aos seus 30 anos de fundação. O evento, que aconteceu nas dependências do CTG Rancho dos Tropeiros, reuniu membros, familiares, autoridades, apoiadores e comunidade em geral, em um momento marcado por emoção, gratidão e espírito escoteiro.
A cerimônia, conduzida pela Presidente do GE Pitangueira do Mato, Angélica Maurer, contou com a participação de autoridades politicas e lideranças da comunidade. Foram convidados a se posicionar à frente, e fizeram uso da palavra, os antigos chefes Francisco Quadros Rocha, Rosângela Isabel Hermes, assim como o atual chefe do ramo Sênior, Cristiano Kulman. O momento foi de reencontros e por isso também foram chamados à frente os antigos chefes Angela Hermes Prass, Carla Kempf e Jacó Frey, os quais ajudaram a construir a história do grupo. 
Os atuais chefes de ramos, que hoje conduzem a rotina educativa do grupo, foram igualmente chamados à frente: Carlos Ivan Bohrz e André Eduardo da Silva (ramo Escoteiro); Roberta Brenner Ochulachi, acompanhada das assistentes Karine Boelhouwer e Graciela Kirinus Artmann (ramo Lobinho), e Lucas Pegoraro (chefe assistente do ramo Sênior).
Após a formação da frente oficial, a solenidade seguiu com a entrada das bandeiras Nacional, do Rio Grande do Sul, do Município e do próprio Grupo, conduzidas pelo sênior Pietro M. Piva, guia Isabela K. Artmann, escoteiro Mikael e escoteira Maria Elouise. Em seguida, foi executado o Hino Nacional.
Entre as falas da atual gestão, a Presidente Angélica Maurer, a Diretora Técnica Cecília Carmela Schweig e o chefe do ramo sênior Cristiano Kulman, reforçaram o compromisso da diretoria e dos voluntários em manter viva a missão de educar por meio de valores, aventura e serviço à comunidade. Também foram reconhecidos os demais membros da diretoria: Adriana de Campos Alves Camera (1ª Tesoureira), Daniela Petry da Costa (2ª Tesoureira), Vivian Nunes da Silva (Vice-Presidente), Regiane Schiefelbein Roschel (1ª Secretária), além dos integrantes do Conselho Fiscal.

Diplomas de Mérito Local
Seguindo a tradição escoteira de valorização, o grupo entregou Diplomas de Mérito Local a chefes que possuem longa história de dedicação ao movimento, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados. Foram homenageados: Francisco Quadros Rocha, Rosângela Isabel Hermes, Cecília Carmela Schweig, André Eduardo da Silva, Carlos Ivan Borhz, Roberta Brenner Ochulacki e Cristiano Kulman.
Confraternização e celebração
Os participantes saborearam um banquete de sobremesas, composta por doces doados pelas famílias dos escoteiros.
Um dos momentos mais especiais foi exibição de um vídeo  que retratou a trajetória das três décadas do Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato, emocionando todos os presentes. 
Também houve o sorteio de uma rifa com os seguintes ganhadores:
1º Prêmio (conjunto de brinco e colar): Daniela Petry da Costa
2° Prêmio (torta de 1,8kg): Priscila Begliardi Escobar
3° Prêmio (torta de 1kg): Graciela Kirinus Artmann
4º Prêmio (camiseta comemorativa dos 30 anos): Camila Maciel
5° Prêmio (livro): Rosângela Hermes
6º Prêmio (distintivo dos 30 anos): Henrique Revelante

Fogo de Conselho simbólico
A noite seguiu com a foi a mística conduzida pela chefe Cecília, que recriou simbolicamente um tradicional Fogo de Conselho, com apresentações dos escoteiros: a escoteira Maria Eloise declamou um poema; a escoteira Betina encantou a todos com uma música autoral; um grupo apresentou uma esquete; e todos participaram de uma brincadeira coletiva com a canção da Tainha. Atividades que simbolizaram o espírito dos acampamentos escoteiros e reforçaram a essência do movimento.
 

Publicidade

Notícias relacionadas

Expoibi 2025 celebra os 70 anos de Ibirubá com atrações e inovação

A feira deve atrair mais de 20 mil visitantes em quatro dias de evento

26 de Setembro, 2025

Pastor Marco Feliciano lota Assembleia de Deus de Ibirubá em celebração pelos três anos do culto Conectar

Evento reuniu centenas de fiéis em noite de avivamento e testemunhos de fé.

31 de Outubro, 2025

Adoção, fé e amor instantâneo: a história do casal de Ibirubá que esperou quatro anos por um “sim” do destino

Cris e Katia viveram a angústia da espera, o medo da demora e a surpresa de receber dois bebês de uma só vez.

31 de Outubro, 2025