A situação da dengue em Ibirubá está assustadora. Em pouco mais de um mês o município viu os casos confirmados saltarem de 108 para 508 no último boletim publicado pela Secretaria Municipal de Saúde. Duas pessoas já perderam sua vida e 7 estão hospitalizadas em leitos clínicos.
Não adianta entregar para o poder público a responsabilidade por essa situação que vivemos com a infestação de dengue no município. O município tem usado de todas as suas estratégias para combater os focos, mas mesmo com exército, agentes de endemias dioturnamente trabalhando no combate aos focos, se a comunidade não fizer a sua parte, será como secar gelo, apagar fogo gota a gota. No total foram mais de 801 notificações e 202 casos descartados. Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura Municipal de Ibirubá e o Exército, um segundo mutirão está sendo organizado para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação incluirá a vistoria de imóveis e a orientação da população, visando a conscientização sobre a importância de descartar todos os materiais que possam acumular água e representar um risco à saúde.Será a segunda vez em menos de um mês que o Exército é mobilizado em Ibirubá para reforçar o combate aos focos.
É fundamental que cada cidadão se responsabilize pela própria saúde e a de seus vizinhos, recebendo bem os inspetores em sua residência ou empresa e seguindo as orientações dadas. O mutirão aconteceria na quarta-feira ( 26) em Alfredo Brenner e Santo Antônio do Bom Retiro com a participação do Exército será reagendado devido a instabilidade do tempo! A prevenção é a chave para evitar doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Além da eliminação dos focos, é recomendado o uso diário de repelente e, caso seja apresentado algum sintoma, a procura imediata pela Unidade de Saúde do bairro.