31 de Março, 2025 09h03mcoprel por ASCOM COPREL

Energia para sonhar, raízes para crescer: conheça a história de Maria e Juarez Dendena

Porque a energia que move a vida não vem apenas dos fios que iluminam o interior, mas também do calor de uma família que cresce, que se fortalece, que permanece.

O lampião, que já iluminou as noites do interior, é hoje apenas um objeto de decoração. Há muitos anos, a luz da Coprel chegou, transformando a vida de milhares de pessoas, acendendo novos sonhos e esperanças

Muitas das 59.024 famílias ligadas hoje à Coprel não sabem como era viver sem ter energia elétrica em suas casas. Mas dona Maria Lúcia e Juarez Dendena lembram bem desse tempo. "A Coprel trouxe a eletrificação rural por volta de 1970. Naquele tempo, era bem difícil, porque o custo era elevado. Nossos pais se sacrificaram para que a gente pudesse ter luz elétrica, e isso fez toda a diferença na nossa vida. A gente só dá valor pra luz quando fica sem. Aí pensa: 'Ah, eu pagaria até o dobro, mas queria ter energia. Muito obrigado, Coprel! Se não fosse por ela, talvez a gente nem estivesse mais no interior. Hoje, o que tem na cidade, a gente tem aqui no interior também: ar-condicionado, TV, geladeira. Tudo graças à energia”, conta Juarez, com brilho nos olhos.
Antes da chegada da eletricidade, tudo era feito à mão: o queijo fresco, o pão dourado no forno a lenha, as bolachas pinceladas com merengue. "A gente faz pão, faz cuca, tudo com energia elétrica. Somos casados há 43 anos e, desde sempre, tivemos a sorte de contar com a luz da Coprel. graças a Deus. Isso não tem preço."
Com muito trabalho e economia, Maria e Juarez criaram quatro filhas, que conseguiram ter uma formação universitária graças ao sustento da lavoura. E o futuro sempre foi uma preocupação do casal. "Tudo que a gente faz agora reflete lá na frente. Se não cuidarmos da natureza, como teremos ar puro para respirar? Como teremos água limpa para beber?", reflete Juarez. Com essa consciência, ele plantou milhares de mudas de árvores e conhece cada uma pelo nome. E com um carinho especial, cultiva as mudas recebidas do Coprel Ecologia, que há tempos já florescem e dão frutos.
Juarez e Maria sonham que seus netos sigam o legado: cultivar a terra, preservar a natureza, manter viva a tradição de uma vida simples e plena. Miguel, neto do casal, ainda não sabe se seguirá os passos dos avós. Mas sabe que ali, ao lado deles, se sente feliz. "Com minhas primas, tenho espaço para brincar. E com meu vô, aprendo a cuidar das árvores e a ouvir os pássaros."
E quando os avós olham para o futuro, o que esperam?
Esperam que sua casa continue sendo um refúgio de amor, onde filhos e netos sempre retornem. Que cada raiz plantada e regada seja uma oportunidade de manter a família unida. Porque a energia que move a vida não vem apenas dos fios que iluminam o interior, mas também do calor de uma família que cresce, que se fortalece, que permanece.

Publicidade

Notícias relacionadas

“Padel Para Todos” leva esporte e inclusão social a crianças de Ibirubá

Projeto do Instituto Saque Solidário, em parceria com o Clube Arena Sunset, projeta expansão em 2025

14 de Fevereiro, 2025

Janeiro de 2025 entra para a lista dos mais secos em décadas e preocupa produtores rurais

Com chuvas abaixo da média histórica, lavouras de soja enfrentam dificuldades e municípios decretam emergência no RS

07 de Fevereiro, 2025

Melhorias na infraestrutura de energia e poluição visual são pauta de reunião com a RGE

Nesta semana, a prefeita Jaqueline Brignoni Winsch e o secretário de Administração e Planejamento, Everton Lagemann se reuniram  com os técnicos da RGE, Rafael Jardim e Luciano Mayer e o consulto

07 de Fevereiro, 2025