Uma holding familiar nada mais é do que uma empresa destinada a administrar o patrimônio de uma família.
A holding não se destina a exercer uma atividade empresarial específica, mas sim a gerir, manter e desenvolver esses ativos.
Os ativos que compõem uma holding podem ser de diversas naturezas, incluindo imóveis, móveis, títulos e até cotas de outras empresas.
Nessa configuração, as pessoas não possuem diretamente os ativos que compõem o seu patrimônio. Eles possuem parte da holding que, por sua vez, detém o patrimônio.
Assim, podem usufruir de bens e lucros de acordo com as regras estabelecidas, mas com uma camada adicional de segurança legal, que não só facilita a gestão, mas também facilita o processo de transferência e negociação. Vejamos algumas vantagens da holding:
Agilidade e redução de custos na herança
Essa talvez seja a principal grande vantagem da estratégia. Em poucas palavras, as holdings representam agilidade, menos desgaste e menores custos para os herdeiros em relação ao inventário tradicional.
Gestão profissional de bens familiares
As pessoas são muito diferentes umas das outras em termos de habilidades de gestão de patrimônio, o que pode ser prejudicial se esse legado diz respeito à toda família. Uma holding permite que a gestão e a administração sejam atribuídas aos associados, ou ainda a profissionais com maior conhecimento técnico.
Proteção jurídica contra terceiros
Ter uma holding como proprietária direta dos bens evita cessões ou ônus que não deveriam ser feitos sobre os bens da família. Nesse caso, somente com autorização administrativa os bens podem ser penhorados como parte do negócio, evitando surpresas negativas.
Reduzir o risco de segmentação de empresas familiares
Não é incomum que histórias de grandes corporações se dissolvam com o tempo e das gerações. Uma holding permite que a empresa familiar permaneça uma unidade em suas operações e patrimônio, independentemente do número de acionistas. Isso significa que não importa quantas subdivisões de cotas há dentro da holding. Fica garantida uma unidade administrativa que permite que todos percebam seus próprios lucros.
Mas cuidado. Ao procurar uma empresa especializada em holding familiar, entra-se em uma daquelas áreas onde a especialização deve ser aliada, visto dada a amplitude de conhecimentos necessários para gerir o negócio. Isso ocorre porque uma holding é uma empresa que necessita de conhecimento específicos de áreas como direito, investimentos e gestão de imóveis. É por isso que geralmente dizemos que esse tipo de empresa precisa de um caráter multidisciplinar, com foco em diferentes áreas, para garantir a solidez de todos os aspectos do planejamento sucessório e sua manutenção.
E você, já pensou como uma holding pode lhe auxiliar?
Bons investimentos e conte comigo!