Ep. 01 – No Curto Prazo
Vou te mostrar como investir seus primeiros 1000 reais do jeito certo, com base em um critério essencial do mundo dos investimentos: o prazo que você tem para investir, o famoso horizonte temporal.
Vou te dizer todos os cuidados que você deve ter para investir esses mil reais (ou qualquer montante que você tenha, pois, a lógica é a mesma) e te dizer quais os ativos do mercado financeiro são mais ideais para cada caso! Hoje vamos aprender como fazer isso para o curto prazo. Mas antes...
O que é Curto Prazo?
Na definição que eu uso, investimentos de Curto Prazo são aqueles que o investidor quer sacar de volta em 1 ano ou menos.
O que você precisa ter em mente para investir no Curto Prazo?
Primeiramente, que você não vai conseguir rentabilidades estupendas em um período de 1 ano ou menos. Muitos profissionais do mercado vendem ilusões de que é possível ganhar muito dinheiro no mercado financeiro em curtos períodos de tempo.
No entanto, isso é uma mentira que quase sempre resulta em você perdendo dinheiro. Se você está atrás de juntar dinheiro rápido, é melhor tentar outras opções. Mas se você deseja investir seus R$ 1000 no mercado financeiro para o curto prazo, certamente existem opções para você.
Características que você deve buscar em suas aplicações:
Alta liquidez (aplicações com altos períodos de carência podem deixar seu dinheiro “trancado”). Renda Fixa, que sobe um pouco todo dia (Renda Variável NÃO SERVE para períodos de menos de 5 anos). Baixa Volatilidade (você não pode investir em ativos voláteis e correr o risco de o dinheiro que você resgatará no final do investimento ser menor do que o que você investiu inicialmente).
Quais os melhores ativos no Curto Prazo?
Justamente pelas características que citei acima, os investimentos ideais para o Curto Prazo são ativos de Renda Fixa Pós-Fixada, sem risco e que sobem um pouco todo dia.
Alguns exemplos são:
Tesouro SELIC
CDBs (Com liquidez diária ou de até 01 ano)
Fundos DI (com taxa de administração baixa)
Rentabilidade:
Não aceite investimentos que paguem menos do que 100% do CDI. Hoje você encontra facilmente investimentos seguros que pagam esse percentual. Esqueça a poupança!
Espero que esse texto tenha ajudado. Bons Investimentos e conte comigo!