John Sitton, originário do Missouri, serviu no 4° Regimento de Infantaria de Arkansas, depois na 17ª Divisão do 2° Regimento de Infantaria do Missouri pelos Estados Confederados da América.
Sitton foi voluntário para lutar na guerra civil aos 15 anos de idade. Assim como esse jovem, milhares de outros meninos partiram para os campos de batalha, da mais sangrenta guerra dos EUA, a Guerra Civil, entre o norte e o sul do país. Muitas dessas "crianças", participaram como "Drummers", tocando instrumentos de percussão, como tarol e bumbos no calor das batalhas, com o fim de dar ritmo às marchas e aos combates.
Outros pegaram em armas, mataram e morreram.
Eram apenas crianças, como podemos ver nas fotografias. De um lado os Confederados (casacos cinza claro); de outro os Yankees do Governo (casacos azul escuro), lutaram de 1861 a 1865.
Os Confederados fizeram a separação (secessão) de 13 estados do Sul dos EUA e criaram os Estados Confederados da América, cujo presidente foi Jefferson Davis.
Escravistas, os sulistas não aceitaram a abolição da mão de obra escravizada de suas "plantations" basicamente de algodão, um dos principais produtos de sua economia e atritam por tarifas que estrangularam seus cofres.
Os Estados Confederados nunca foram reconhecidos diplomaticamente pelo governo dos Estados Unidos ou por qualquer país estrangeiro.
Os estados que permaneceram leais aos Estados Unidos eram conhecidos como "União". Esta, sob a presidência de Abraham Lincoln, detinha maior riqueza e industrialização, com mão de obra assalariada.
Com maior poder bélico, o governo quase titubeou, mas ganhou a guerra. Reeleito para um novo mandato, Lincoln foi assassinado pelo sulista John Wilkes Booth, numa trama política, da qual até hoje pairam desconfianças.
Os combatentes e comandantes Confederados, inconformados com a derrota, criaram a Ku Klux Klan... O resto vocês sabem...