O prefeito Abel divide suas preocupações também com a região, já que assumiu neste ano a presidência do Comaja, entidade que agrega prefeituras e municípios de todo o Alto Jacuí. Na entrevista, o prefeito dialogou sobre diversos temas que desafiam o município como o desenvolvimento econômico, a habitação e a infraestrutura.
Em relação ao desenvolvimento econômico, Abel falou sobre o projeto que amplia e regulamenta o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. O conselho terá a responsabilidade de analisar as 11 propostas inscritas para o novo distrito industrial, definir a classificação e a ocupação da área. O projeto já foi lido na sessão da segunda-feira (17) e deve ser votado na próxima sessão ordinária da casa. Ainda sobre o tema do desenvolvimento econômico, Abel destacou a Resiplastic e as negociações com a Beira Rio. Em relação à empresa calçadista, o prefeito destacou que o entrave está em encontrar uma área que esteja dentro das necessidades da empresa e precisa ser fora do distrito industrial. Segundo ele, as negociações ainda estão acontecendo e os próximos passos dependem da definição da área.
Abel lamentou que as estiagens seguidas fizeram o município perder arrecadação e essa situação reflete na defasagem na hora dos investimentos. Ele comentou que a agricultura, o leite, as indústrias e o comércio são pilares importantes para o desenvolvimento da cidade. E quando esses setores não vão bem, toda a economia do município sofre as consequências.
Questionado sobre o déficit habitacional do município e os atuais preços praticados pelo mercado imobiliário local, o prefeito destacou que a administração está enviando um projeto à Câmara para venda de lotes rurais sem uso no interior. ‘‘Com esses recursos vamos investir em habitação e temos claro que hoje a habitação é um dos grandes gargalos do nosso desenvolvimento’’, frisou. Ele disse acreditar em iniciativas que têm na base o cooperativismo, inclusive na habitação, o que, segundo o prefeito, é um caminho fantástico. “O nosso gabinete e a prefeitura estão de portas abertas para receber iniciativas e inclusive dispostos a contribuir com recursos de infraestrutura. Há um detalhe que precisa ser observado, a localização da área que precisa ser no perímetro urbano’’, lembrou.
Na presidência do Comaja desde o início do ano, Abel destacou a economia gerada com a primeira licitação realizada pelo consórcio para a compra de fraldas, que gerou um desconto de R$ 80 mil só para o município de Ibirubá. Abel destacou o protagonismo do consórcio na área da saúde, com discussões sobre a criação de um hospital regional, a implantação de uma central de exames e a melhoria na distribuição de medicamentos. O prefeito enfatizou que a união dos municípios por meio do consórcio é fundamental para enfrentar os desafios e buscar soluções em conjunto.
Sobre o horizonte político, o prefeito de Ibirubá, Abel Grave, afirmou em entrevista que só irá se dedicar às questões políticas em 2024, e que atualmente está focado nos desafios e projetos de sua gestão.