16 de junho, 2023 15h06m Política por Redação Integrada Rádio Cidade de Ibirubá e Jornal O Alto Jacuí

Vereador Eduardo Artmann apresenta 12 pedidos de informação para Prefeitura

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da segunda-feira (12) o vereador do Progressistas Eduardo Artmann apresentou 12 pedidos de informação para o executivo municipal.

Maioria dos pedidos são para a Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos
Maioria dos pedidos são para a Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores da segunda-feira (12) o vereador do Progressistas Eduardo Artmann apresentou 12 pedidos de informação para o executivo municipal. Os pedidos foram para diversas secretarias mas a maioria dos pedidos para a Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos que segundo ele foram motivados por denúncias recebidas.

Foram 12 pedidos de informação lidos durante a sessão da Câmara de Vereadores da segunda-feira (12) com pedidos que vão desde informações referentes ao auxílio cirurgia do município, também os dados referentes ao Saers ( ver matéria na página 3 desta edição) além de informações sobre a frota de veículos e maquinários da Secretaria de Obras. Entre os pedidos de informação, seis estão focados na gestão da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos, coordenada por Dileta Pavão das Chagas, que é a titular da vaga que Eduardo Artamnn ocupa no Legislativo. Alguns pedidos inclusive focam direcionados contra a gestão de Dileta, como a reforma da fachada da Secretaria  de Indústria e Comércio, a relação dos gastos da pasta e o uso de diárias. Além disso a Área Industrial e o  Berçário Industrial também foram alvos de pedidos de informação. Artmann argumentou em entrevista  para a Rádio Cidade na terça-feira a importância dos pedidos de informação como ferramenta de trabalho para os vereadores.


Herdeiro de uma tradição política em sua família, com seu tio Carlos José tendo sido vereador e presidente da Câmara, e sua mãe também ocupando cargos na Câmara e na Secretaria de Saúde. Ele enfatizou que sua carreira política é influenciada por essa tradição familiar.  Eleito suplente com 295 votos (2,26% dos válidos) Artmann mencionou que sua eleição foi bem espalhada pois recebeu votos em todas as urnas do município, o que na opinião dele o faz representar todos os munícipes. Ele expressou gratidão por ter sido escolhido para mostrar seu trabalho e defender os interesses da comunidade. O vereador também ressaltou que sua relação com o prefeito Abel e a prefeitura é pacífica, destacando que todos os vereadores compartilham o mesmo objetivo de atuar com transparência em prol do município. Segundo Artman, os questionamentos e pedidos de informação são fundamentais para que os vereadores tenham conhecimento do que está acontecendo e possam prestar contas aos eleitores.

Publicidade

O clima tenso após o projeto do Banco do Empreendedor
O clima tenso e as mudanças na Câmara Municipal podem ser percebidos na nova composição da casa. Com a mudança do secretariado e a saída de Dileta Pavão das Chagas e de Vagner Oliveira, que foram compor o secretariado, a Câmara de Vereadores tem tido uma postura mais independente em relação ao paço municipal. Em diversos momentos, nossa reportagem constatou vereadores da base do governo, como o Republicanos e o próprio Progressistas, tensionando a administração municipal e agindo com independência, sem uma preocupação com os estilhaços que acabam atingindo o governo municipal. Um desses momentos tensos foi em relação ao projeto do Banco do Empreendedor que acabou gerando bate boca e troca de acusações entre vereadores e a secretária de Industria e Comércio. Eduardo Artmann minimizou a crise afirmando que a chegada de novos vereadores, necessitam de uma adaptação e o alinhamento entre o executivo e o legislativo requerem tempo, mas que todos estão comprometidos em trabalhar pelo bem do município. Ao falar sobre os pedidos de informação, Artman citou alguns exemplos, como solicitar provas do SAERS relacionadas à educação, informações sobre equipamentos e maquinários da prefeitura, custos da posse da secretária da Indústria e Comércio, e reformas na secretaria. Esses pedidos visam obter informações claras e detalhadas para que os vereadores possam compreender o que está acontecendo e fornecer respostas aos eleitores. Questionado sobre a sessão polêmica, em que ocorreram discussões acaloradas, Eduardo destacou que a falta de comunicação adequada pode ter contribuído para o desgaste, mas afirmou que todos os vereadores estão lá para fazer o melhor trabalho possível, independentemente das divergências. 


Independente da posição do vereador, é claro que os pedidos de informação focados na Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendimentos foram uma resposta para o enfrentamento visto na sessão do dia 22 de maio quando a secretária Dileta usou a tribuna para questionar a ação do vereador.Segundo ela, Artmann “está vereador” mas, nas palavras dela, “eu posso dormir secretária e acordar vereadora” em referência ao fato de Eduardo Artmann estar ocupando a sua vaga no Poder Legislativo.

Caminhos do Progressistas na eleição de 2024
Quanto à questão partidária, o vereador mencionou que o Progressistas está definindo seu posicionamento político para as próximas eleições e avaliando a possibilidade de ter um candidato próprio para a majoritária. No entanto, Artmann ressaltou que ainda são necessárias análises e negociações, considerando a existência de diferentes posições políticas no cenário atual. Sobre o PT, o vereador expressou sua opinião pessoal, afirmando que politicamente não apoiaria uma composição com o partido, mas que seguirá a decisão do partido, se houver um consenso. Quanto à escolha de um nome para a majoritária, Artmann destacou que existem vários nomes fortes dentro do partido e que a decisão dependerá de uma construção conjunta com diálogo e respeito entre todos.

Publicidade

Notícias relacionadas

Diogo Bandarro Nogueira, vereador mais votado de Ibirubá, relata como foi sua campanha

Filho do ex-vereador Érico Pimentel Nogueira, ele chega na casa legistiva com vontade de fazer uma nova política

14 de outubro, 2024

Publicidade

Banca Virtual Edição Digital

Principais categorias