04 de Fevereiro, 2025 09h02mEducação Destaque por ASCOM IFRS

Em 2024, cerca de 80 imigrantes, aprenderam português através de aulas gratuítas

Além do ensino do idioma, o curso fortalece o acolhimento e a inclusão de imigrantes haitianos, senegaleses e de outras nacionalidades.

O curso Português como Língua de Acolhimento, ofertado pelo IFRS de Ibirubá  promoveu em 2024, não apenas o aprendizado da língua, mas também a integração de imigrantes na comunidade.

O curso Português como Língua de Acolhimento foi coordenado pela professora Silvani Lopes Lima, em colaboração com as professoras Fernanda Schneider e Camila de Almeida Lara. Em 2024, foram ofertadas duas edições do curso, dois módulos de 20 horas, totalizando 80 estudantes participantes. A primeira turma encerrou as atividades no dia 3 de outubro, contando com 44 cursistas certificados. E a segunda oferta do curso se encerrou no dia 12 de dezembro, em que mais 36 alunos foram certificados. A professora Fernanda citou que “o público demonstra interesse na proposta e compartilha a necessidade de realização das aulas tanto para o aperfeiçoamento na língua portuguesa quanto para o pedido de naturalização”. Além do aprendizado da língua, o curso proporciona a integração do público atendido na instituição e na comunidade.
A professora Silvani, coordenadora do projeto, participa desse trabalho desde a primeira edição em 2015, quando ela havia recém chegado ao Campus Ibirubá, “a sensação de atuar no curso foi sempre de gratidão e aprendizado mútuo”, destaca ela. A ideia não é apenas oferecer um curso de português, mas um espaço de acolhimento e convivência , promovendo a integração completa com a língua. Silvani ainda enfatiza sua realização pessoal: “Sinto-me muito bem em contribuir com o aprendizado da língua portuguesa junto aos imigrantes haitianos, senegaleses e de outras proveniências que têm chegado até nós, e mais feliz ainda pelo carinho e reconhecimento que tenho recebido”.

Publicidade

Notícias relacionadas

Seminário de irrigação em Ibirubá reúne cerca de 300 pessoas

Evento tem o intuito de apresentar o Programa de Irrigação do Estado que destina até R$ 100 mil ao produtor

09 de Dezembro, 2024

Cresol Origens realiza assembleia em Ibirubá e apresenta crescimento de 40% no último ano

Assembleia reuniu cooperados para apresentação de resultados e planejamento futuro

21 de Fevereiro, 2025

Vilson Paulo Kaiper é homenageado por 50 anos de dedicação à mesma propriedade rural em Colorado

Trabalhador rural dedicou meio século à família Pazinato, tornando-se parte da história da propriedade e da comunidade

21 de Fevereiro, 2025